quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Renan Calheiros



          

                  URGENTE


Aracaju, 23 de setembro de 2016


Excelentíssimo Senhor Senador
RENAN CALHEIROS, emérito Presidente
do Congresso Nacional

Excelência:

Acabo de assistir na GLOBO NEWS uma reportagem sobre as mudanças no ensino fundamental.
A Revista VEJA desta semana, publica uma excelente reportagem sob o título REFORMA NA ESCOLA.
Informa que no Ensino Médio há 13 disciplinas obrigatórias, a saber:
Português, Matemática, Química, Física, Biologia, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Espanhol e Inglês.
       (Cruz credo!).

Excelência:
Eu fui estudante do curso primário até o curso superior.
Fui funcionário de onze empresas privadas e duas estatais, inclusive a Petrobrás.
Naquele tempo eu estudava poucas matérias.
No correr da carruagem, os sábios especialistas em ensino, foram introduzindo matérias inúteis.
Quem tem o privilégio de possuir o cérebro iluminado, opina o seguinte:

a)   As matérias inúteis devem ser eliminadas, desde o curso fundamental até os cursos superiores;

b)   O ensino de Química, Física e Biologia no Curso Médio é uma tremenda ignorância. Essas ciências devem ser ensinadas exclusivamente nos Cursos Superiores;

c)   O idioma Português e Matemática, deveriam constar do Fundamental até todos os Cursos Superiores;
d)   Do mesmo modo, os idiomas Espanhol e Inglês;
e)  Deveriam ser eliminados de todos os cursos:

1.   Filosofia e Sociologia. Eu não as considero ciências. Ambas são inúteis. Já li obras de uns 50 filósofos e alguns de sociologia, inclusive de autoria de FHC, que joguei no lixo;

2.   Artes e Educação física devem ser igualmente eliminadas.
O único exercício útil é natação. O resto não passa de embromação;

3.   Para conseguir emprego privado ou estatal, jamais precisei de geografia e de história.
Estudei, profundamente, essas matérias por conta própria;

4.   A informática deve ser ensinada e praticada nos cursos Fundamental e Médio.
Com relação ao Ensino Superior, deverá haver currículos adaptados à cada ciência.

Excelência:

Anuncia-se a uniformização dos currículos para vigorar em todo o país. Quer nas escolas públicas, quer no ensino particular.
Essa proposta é de minha autoria junto à Comissão de Educação do Congresso e junto ao Ministério da Educação.
Alguém apropriou-se dela.
Remeti email para o Ministério da Educação protestando contra essa usurpação. Recebi a resposta de que o meu protesto seria encaminhado para o setor competente.
A resposta foi o silêncio.
Na última década do ano passado eu morava na cidade do Rio de Janeiro.
Ocorreu-me a ideia de remeter carta para o Governador propondo que em vez da Polícia Estadual confinar-se em grandes quarteis, fossem construídos pequenos quarteis, principalmente nas favelas mais violentas.
Mais tarde, foram criadas as atuais UPP’s.
A minha ideia foi usurpada pela segunda vez, naquela cidade.
A primeira vez que aconteceu usurpação de uma minha ideia foi no governo de Cezar Maia.
A prefeitura espalhou na cidade, milhares de panfletos convidando a população a opinar sobre as obras de revitalização dos bairros de Ipanema e de Copacabana.
Eu remeti as minhas sugestões. Após alguns dias recebi telefonema da sua secretária que transmitia a informação de que as minhas propostas haviam sido totalmente aprovadas e o prefeito agradecia-me.
Após um curto período de tempo, recebi uma longa carta do engenheiro Secretário de Obras na qual me informava o início das obras, de forma detalhada, e agradecia as minhas sugestões.
As obras foram concluídas.
Eu havia passado a residir na cidade de Ilhéus e informei o meu endereço.
Na inauguração houve festa e elogios populares. Eu não fui convidado.
Passado mais ou menos um ano, viajei para o Rio de Janeiro.
Apressei-me em visitar os dois bairros.
Lá chegando, vi, emocionado, as minhas ideias transformadas em realidade.
Eu sou candidato ao Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Certamente, uma vez mais, serei usurpado.
Saudações respeitosas,


        Edson Valadares
(Poeta, escritor e pensador).

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