quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Câmara dos Deputados




Aracaju, 2-11-2016


Câmara dos Deputados
Comissão da Reforma
Do Ensino Médio.


Na manhã de hoje assisto na TV Câmara, a um noticiário sobre o Ensino Médio.
Lembro-me, de imediato, da sentença de SHAKESPEARE:
“ Tanto barulho por nada”.
Na discussão desse assunto, nessa Comissão, estão ausentes cérebros iluminados.
O ensino se Química no Ensino Médio é uma estupidez!
Exceto a Matemática, o ensino de  Ciências Exatas ou Sociais no Ensino Médio é coisa de louco.
Essas ciências devem ser ensinadas nos Cursos Superiores.
Entendo que o Ensino Médio seja um prolongamento do Ensino Fundamental.
No momento, no Ensino Médio o aluno estuda treze matérias  obrigatórias! Vejo, ai, um absurdo do absurdo.
Os alunos não devem estudar matérias inúteis; primeiro mandamento.
O meu bom senso recomenda que no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sejam obrigatórias as seguintes matérias:
a) Português;
b) Inglês;
c)  Informática;
d) Geografia;
e) História do Brasil.
Devem ser banidas as matérias: Sociologia, Filosofia e outras matérias inúteis, bem como educação física.
Como Contador de grandes empresas, eu precisei apenas das quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
O bom aluno – como eu fui – estuda na escola e em seu lar, dia e noite.
Portanto, o ensino diário de quatro horas é o suficiente. Nesse número de horas eu estudei do Curso primário até o Curso superior.
Essa ideia de prolongar o horário diário para até oito horas, cansará o aluno e o desestimulará a comparecer às aulas, além de causar custos elevados aos pais, no caso de ensino particular, e aos cofres públicos, no ensino gratuito.
Faz-se preciso que essa Comissão substitua a teoria pela prática.
Atenciosamente,

              Edson Valadares
(Candidato ao Prêmio Nobel de Literatura)


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