URGENT
Aracaju/ Sergipe/Brasil, 18 de maio de 2016.
Excelentíssimo Senhor Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.
Excelência:
Rogo a Vossa leniência no sentido
de, mais uma vez, ter este poeta brasileiro - candidato ao Prêmio Nobel de Literatura - a oportunidade e a honra de saudar o notável presidente da mais poderosa nação do mundo.
Eu poderia escrever esta carta em inglês, mas com receio de cometer erros gramaticais e ofender o idioma de Shakespeare, expresso-me no belo idioma de Portugal e do Brasil.
A razão desta epístola consiste no meu desejo de, na qualidade de discípulo do rei Salomão opinar sobre o complexo e retardatário sistema eleitoral americano.
Estou convicto de que o Vosso país deveria seguir o exemplo do processo eleitoral do Brasil, muito mais simples e democrático do que o norte-americano.
Aqui é o povo que vota, e não delegados votados por um difícil e dispendioso parto eleitoral.
O nosso sistema eleitoral, inclusive o digital, pode servir de modelo para os Estados Unidos.
Aproveito o ensejo para tratar com V.Exa., de outro assunto da maior importância para o povo americano, que eu aprendi a admirar quando das duas vezes que visitei o país mais moderno e organizado do mundo, aliás, a pátria do pai da Ciência da Organização, que foi TAYLOR (meu mestre).
Eu li muito sobre a história dos USA, desde quando os ingleses compraram a Ilha de Manhattan, dos holandeses.
A guerra da independência conquistada em 1776.
A guerra contra o México. A conquista do Texas e outras regiões. As guerras contra a Espanha. A compra da Louisiana que pertencia à França.
Eu pretendo discorrer sobre o "New Deal"(ação política de FRANKLIN D. ROOSEVELT na década de 1930).
Eu sou apologista do "SLOGAN": A América para os americanos.
Lamento muito que no decorrer do tempo, a "GLOBALIZATION" tenha contribuído para que o Vosso país tenha abandonado a política praticada na época do "New Deal".
Como estudioso de História Universal e de Geografia, tenho conhecimento de que o país da maior democracia do mundo, mantenha 60 bases militares além dos USA, e tenha assumido a responsabilidade de tornar-se polícia mundial.
Outro assunto:
Ponho-me perplexo com a crise financeira sofrida pelo Vosso país a partir de 2008.
Como pode o país mais rico do planeta, o campeão, como o ganhador de muitos Prêmios Nobel, inclusive de Economia, não ter tido inteligência para evitar essa crise que ainda não foi vencida, e se espalhou para outros países, inclusive o Brasil?!
A crise teria sido evitada se os bancos financiadores dos imóveis tivessem negociado com seus clientes; baixando juros e ampliando os prazos dos contratos.
Os bancos se apoderarem dos imóveis dos inadimplentes, em vez de negociarem soluções compatíveis com a situação vigente!
Não tenho o direito de ocupar frações do Vosso escasso tempo.
Resta-me rogar à V.Exa., desculpar-me, e a gentileza de aceitar os meus mais efusivos cumprimentos de "happiness".
Edson Almeida Valadares
(poeta comparado a Goethe e a Shakespeare)
(poeta comparado a Goethe e a Shakespeare)
Nenhum comentário:
Postar um comentário